1. Introdução
A prestação de serviço esta presente cada vez mais de forma significativa na vida económica e social e no entretenimento das pessoas. O sector de prestação de serviço, desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão económica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global,
Uma característica essencial e distintiva na sociedade pós industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada a prestação de serviço.
Essa actividade económica proporciona actualmente, embora pouco divulgada, ocupação para uma parte da população. Já tem sido rotina de algumas pessoas de classe media e não só levar roupas para serem lavadas e passadas em lavandarias. Devido a isso, resolveu-se abrir uma lavandaria, inicialmente no segmento domiciliar.
2. Relatórios de actividades
2.1. Definição do negócio
O negócio a ser empreendido será uma lavandaria, inicialmente no segmento domiciliar, como, pretende-se popularizar a lavagem de roupas em lavandarias, as inovações nos serviços prestados serão:
• A quantificação da qualidade de roupa a serem lavadas será feita por cestos, isso fará com que clientes que tenha poucas roupas para lavar por vez vão a lavandaria;
• A exigência de qualidade mínima será estabelecida por quotas mensais, com isso pretende-se fidelizar o cliente.
• A lavandaria disponibilizara serviços de busca e entrega de roupas em domicílio.
a) Necessidades dos clientes
Os clientes dessa lavandaria serão aqueles que tem a necessidade de terem sua roupa lavada e passadas, mais não tem tempo e espaço para executar esse serviço.
b) Grupos de clientes
O grupo de clientes que se pretende atingir inicialmente é o de classe média, principalmente estudantes.
c) Tecnologias utilizadas
As tecnologias a serem utilizadas serão:
• Um computador que ajudara em todo processo desde o cadastramento dos clientes ate no auxílio de cálculos financeiro;
• Máquinas de lavar, centrifugas, secadoras, calandras, bancas de passar e ferros: que serão utilizadas para lavar, secar e passar as roupas dos clientes;
• Motoboys que farão a busca e entrega de roupas ao domicilio.
2.2. Direccionamento estratégico
a) Pontos fortes
Formação dos sócios: os sócios possuem formação superior no curso de administração;
A falta de uma lavandaria destinada a classe media, principalmente, a estudantes da cidade de Benguela;
Crescente inserção da mulher no mercado de trabalho;
Maior rigor das leis trabalhistas para empregadas domesticas (lavadeiras)
Aumento do número de pessoas morando em apartamentos (pequenas áreas para lavandarias).
b) Pontos fracos
Ausência de formação dos sócios na área química;
Inexperiência dos sócios no ramo de lavandaria;
Pouco relacionamento devido a maioria dos sócios não serem naturais da cidade de instalação do negócio (Benguela).
c) Recursos e capacidades
O capital disponível, inicialmente para abertura do negócio será 100.000.00 (cem mil kwanzas), proveniente da colaboração de 25.000.00 (vintes e cinco mil kwanzas) de cada sócio. Apesar de não ter sido feito todo o levantamento dos custos necessários para a implementação e funcionamento do negócio, os sócios acham que esta quantia será suficiente pois inicialmente a lavandaria presta serviço básico
O domínio da tecnologia é relativamente baixo devido a apenas dois sócios possuírem uma pequena experiencia de estágios realizados em contacto com este tipo de negócio.
2.3. Fontes de oportunidades
O nicho de oportunidades desse negócio que será implantado é a classe media que não utiliza os serviços de lavandaria por acharem que esses são direccionados apenas a lavagem de roupas especiais da classe alta. Dentro deste nicho, pretende-se atender em especial o segmento de estudantes, devido a:
Grande numero de estudantes em Benguela;
Falta de tempo e know-how da parte deste para lavagem e passagem de roupas;
Falta de espaço de lavandarias nas moradias desses;
Mesmo pretendendo atender em especial esses nicho, a lavandaria também atendera a comunidade em geral.
2.4. Processo de identificação de oportunidade
a) Fontes de ambiente interno
Todos os sócios tem formação em administração, e eles próprios gerenciarão o negocio.
Apesar de de todos sócios serem graduados em administração, cada um deles tem afinidade com áreas específicas, as quais actuarão;
Todos sócios permanecerão na lavandaria para ter maior contacto com os clientes.
b) Fontes relacionada ao ambiente externo
Nacional.
• Aumento do numero de pessoa morando em apartamentos (pequenas áreas para lavandarias);
• Maior rigor das leis trabalhistas para empregados domésticos);
• Crescente inserção da mulher no mercado de trabalho.
Local.
• A falta de uma lavandaria destinada a classe media (brechas no mercado);
• Aumento do numero de pessoas morando em apartamento (pequenas áreas para lavandarias).
c) Fontes relacionadas ao ambiente futuro
Mudança na percepção: o conceito de que somente roupas especiais vão para lavandarias está diminuindo;
A cada dia as rotinas das pessoas são mais atribuladas, menos tempo para serviços domésticos;
Desejo de mais tempo para lazer;
Mudanças sócias e demográficas que fazem com que a demanda de prestação de serviço aumenta cada dia.
2.4.1. Checagem dos factores críticos de sucesso
Como foi identificado e citado nas fontes de oportunidades, o mercado de lavandaria esta em expansão. Este negócio é bastante conhecido mais é promissor devido a mudanças no paradigma de que os serviços de lavandaria são direccionados apenas a lavagem de roupas especiais de classe alta.
O negócio não tem chance de desenvolver barreiras a entrada de competidoras, mais ele cotara com algumas diferenciações, baseada no capital humano e atenção ao cliente (por exemplo, os próprios sócios administradores estarão a todo o momento em contacto com os clientes).
Depois da implementação do negócio, com o aprimoramento do know-how e minimização dos pontos fracos será mais fácil desenvolver e implementar maior número de vantagem competitiva.
2.4.2. Checagem dos nichos de mercados
Para o presente negocio, o mercado alvo está bem definido: família de classe media e estudantes universitários. A expectativa é que se possa atingir uma clientela inicial de 10% das pessoas de classe media na cidade de Benguela
3 - Plano de Marketing
3.1. Analise do sector
Afins de fazer uma análise de sector de lavandarias, foram realizadas pesquisas com concorrentes e possível cliente da lavandaria na cidade de Benguela no período de 1 de Setembro a 1 de Outubro de 2010. Para a realização desta pesquisa foram aplicados questionários estruturados.
Os concorrentes entrevistados representam uma amostra de 30% da população de Benguela. Já a amostra dos estudantes foi composta por 10% da população de cada universidade situada nesta cidade.
3.1.1. Resultados da pesquisa com concorrentes
Segundo 100% dos concorrentes entrevistados, o mercado de lavandaria encontra-se em estágio de crescimento. Sendo que o factor que condiciona este crescimento é o poder aquisitivo da população. Para 50% dos entrevistados, a maior dificuldade para entrar nesse ramo é a demora de retorno do investimento, já para outros 50% é a burocracia para abertura da empresa.
Metade dos entrevistados, afirma que o seu diferencial em relação a seu concorrente é a quantidade de serviço prestado e os outros 50% afirma que o preço é o seu diferencial. E todos os entrevistados afirmam ter como público-alvo estudantes. Os meios de comunicação utilizados pelo entrevistado são:
a) Rádio 50%
b) Cartazes e panfleto 50%
3.1.2. Resultado da pesquisa com estudante
De acordo o com o resultado da pesquisa 73% dos entrevistados não utiliza serviço de lavandaria. Desses 41% não utilizam por acharem destes serviços desnecessário e 34,7% por acharem o preço do serviço da lavandaria elevado. Isso mostra que ainda há um grande mercado a ser explorado pela lavandaria. A pesquisa também revelou que 51% dos entrevistados que não utilizam serviço de lavandaria, passariam a utiliza-lo por falta de tempo e 34,7% se abrisse uma lavandaria com preço mais baixo.
Como é obvio existir uma serie de concorrentes, o serviço que se pretende implementar espera alcançar resultados desejados.
Os serviços personalizados que se pretende prestar terão suporte do motoboys na entrega ao domicílio dos clientes. Uma nova aposta e inovação na prestação de serviço.
Resumo: a empresa de prestação de serviço, desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão económica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global. A inserção da mulher no mercado de trabalho a preocupação da qualidade devida entre outros factores tem aumentado a demanda por serviço. Direccionar a empresa para a satisfação do cliente é entender a qualidade do ponto de vista do cliente. Portanto, devem-se conhecer os valores que contam mais para ele em relação ao produto oferecido. Os valores mais importante para o cliente, aqueles que proporcionam maior satisfação, serão elementos orientadores da estratégia da empresa, tanto para actuar no ambiente externo como para organizar a sua estrutura interna. O negócio a ser empreendido será uma lavandaria, que inicialmente, actuara no seguimento domiciliar com objectivo de popularizar a lavagem de roupas em lavandarias na cidade de Benguela para isso foi feito um estudo do mercado identificando as ameaças e oportunidades e os pontos e fortes na abertura do negocio. O plano de negócio foi desenvolvido para avaliar a evolução do empreendimento ao longo da sua implementação.
Palavras-chave: plano de negócio, análise de mercado, viabilidade de negócio.
Fonte: ALBERTO JUCA, estudante do 4ºAno da Faculdade de Economia e Gestão. Universidade Katiavala Bwila - Benguela
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