quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ESTUDO DE MERCADO PARA INSTALAÇÃO DE UMA LAVANDARIA NA CIDADE DE BENGUELA

1. Introdução
A prestação de serviço esta presente cada vez mais de forma significativa na vida económica e social e no entretenimento das pessoas. O sector de prestação de serviço, desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão económica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global,
Uma característica essencial e distintiva na sociedade pós industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada a prestação de serviço.
Essa actividade económica proporciona actualmente, embora pouco divulgada, ocupação para uma parte da população. Já tem sido rotina de algumas pessoas de classe media e não só levar roupas para serem lavadas e passadas em lavandarias. Devido a isso, resolveu-se abrir uma lavandaria, inicialmente no segmento domiciliar.

2. Relatórios de actividades

2.1. Definição do negócio
O negócio a ser empreendido será uma lavandaria, inicialmente no segmento domiciliar, como, pretende-se popularizar a lavagem de roupas em lavandarias, as inovações nos serviços prestados serão:
• A quantificação da qualidade de roupa a serem lavadas será feita por cestos, isso fará com que clientes que tenha poucas roupas para lavar por vez vão a lavandaria;
• A exigência de qualidade mínima será estabelecida por quotas mensais, com isso pretende-se fidelizar o cliente.
• A lavandaria disponibilizara serviços de busca e entrega de roupas em domicílio.
a) Necessidades dos clientes
Os clientes dessa lavandaria serão aqueles que tem a necessidade de terem sua roupa lavada e passadas, mais não tem tempo e espaço para executar esse serviço.
b) Grupos de clientes
O grupo de clientes que se pretende atingir inicialmente é o de classe média, principalmente estudantes.
c) Tecnologias utilizadas
As tecnologias a serem utilizadas serão:
• Um computador que ajudara em todo processo desde o cadastramento dos clientes ate no auxílio de cálculos financeiro;
• Máquinas de lavar, centrifugas, secadoras, calandras, bancas de passar e ferros: que serão utilizadas para lavar, secar e passar as roupas dos clientes;
• Motoboys que farão a busca e entrega de roupas ao domicilio.

2.2. Direccionamento estratégico

a) Pontos fortes
 Formação dos sócios: os sócios possuem formação superior no curso de administração;
 A falta de uma lavandaria destinada a classe media, principalmente, a estudantes da cidade de Benguela;
 Crescente inserção da mulher no mercado de trabalho;
 Maior rigor das leis trabalhistas para empregadas domesticas (lavadeiras)
 Aumento do número de pessoas morando em apartamentos (pequenas áreas para lavandarias).

b) Pontos fracos
 Ausência de formação dos sócios na área química;
 Inexperiência dos sócios no ramo de lavandaria;
 Pouco relacionamento devido a maioria dos sócios não serem naturais da cidade de instalação do negócio (Benguela).

c) Recursos e capacidades
O capital disponível, inicialmente para abertura do negócio será 100.000.00 (cem mil kwanzas), proveniente da colaboração de 25.000.00 (vintes e cinco mil kwanzas) de cada sócio. Apesar de não ter sido feito todo o levantamento dos custos necessários para a implementação e funcionamento do negócio, os sócios acham que esta quantia será suficiente pois inicialmente a lavandaria presta serviço básico
O domínio da tecnologia é relativamente baixo devido a apenas dois sócios possuírem uma pequena experiencia de estágios realizados em contacto com este tipo de negócio.

2.3. Fontes de oportunidades
O nicho de oportunidades desse negócio que será implantado é a classe media que não utiliza os serviços de lavandaria por acharem que esses são direccionados apenas a lavagem de roupas especiais da classe alta. Dentro deste nicho, pretende-se atender em especial o segmento de estudantes, devido a:
 Grande numero de estudantes em Benguela;
 Falta de tempo e know-how da parte deste para lavagem e passagem de roupas;
 Falta de espaço de lavandarias nas moradias desses;
Mesmo pretendendo atender em especial esses nicho, a lavandaria também atendera a comunidade em geral.

2.4. Processo de identificação de oportunidade
a) Fontes de ambiente interno
 Todos os sócios tem formação em administração, e eles próprios gerenciarão o negocio.
 Apesar de de todos sócios serem graduados em administração, cada um deles tem afinidade com áreas específicas, as quais actuarão;
 Todos sócios permanecerão na lavandaria para ter maior contacto com os clientes.

b) Fontes relacionada ao ambiente externo
 Nacional.
• Aumento do numero de pessoa morando em apartamentos (pequenas áreas para lavandarias);
• Maior rigor das leis trabalhistas para empregados domésticos);
• Crescente inserção da mulher no mercado de trabalho.

 Local.
• A falta de uma lavandaria destinada a classe media (brechas no mercado);
• Aumento do numero de pessoas morando em apartamento (pequenas áreas para lavandarias).

c) Fontes relacionadas ao ambiente futuro
 Mudança na percepção: o conceito de que somente roupas especiais vão para lavandarias está diminuindo;
 A cada dia as rotinas das pessoas são mais atribuladas, menos tempo para serviços domésticos;
 Desejo de mais tempo para lazer;
 Mudanças sócias e demográficas que fazem com que a demanda de prestação de serviço aumenta cada dia.

2.4.1. Checagem dos factores críticos de sucesso
Como foi identificado e citado nas fontes de oportunidades, o mercado de lavandaria esta em expansão. Este negócio é bastante conhecido mais é promissor devido a mudanças no paradigma de que os serviços de lavandaria são direccionados apenas a lavagem de roupas especiais de classe alta.
O negócio não tem chance de desenvolver barreiras a entrada de competidoras, mais ele cotara com algumas diferenciações, baseada no capital humano e atenção ao cliente (por exemplo, os próprios sócios administradores estarão a todo o momento em contacto com os clientes).
Depois da implementação do negócio, com o aprimoramento do know-how e minimização dos pontos fracos será mais fácil desenvolver e implementar maior número de vantagem competitiva.


2.4.2. Checagem dos nichos de mercados
Para o presente negocio, o mercado alvo está bem definido: família de classe media e estudantes universitários. A expectativa é que se possa atingir uma clientela inicial de 10% das pessoas de classe media na cidade de Benguela


3 - Plano de Marketing
3.1. Analise do sector
Afins de fazer uma análise de sector de lavandarias, foram realizadas pesquisas com concorrentes e possível cliente da lavandaria na cidade de Benguela no período de 1 de Setembro a 1 de Outubro de 2010. Para a realização desta pesquisa foram aplicados questionários estruturados.
Os concorrentes entrevistados representam uma amostra de 30% da população de Benguela. Já a amostra dos estudantes foi composta por 10% da população de cada universidade situada nesta cidade.

3.1.1. Resultados da pesquisa com concorrentes
Segundo 100% dos concorrentes entrevistados, o mercado de lavandaria encontra-se em estágio de crescimento. Sendo que o factor que condiciona este crescimento é o poder aquisitivo da população. Para 50% dos entrevistados, a maior dificuldade para entrar nesse ramo é a demora de retorno do investimento, já para outros 50% é a burocracia para abertura da empresa.
Metade dos entrevistados, afirma que o seu diferencial em relação a seu concorrente é a quantidade de serviço prestado e os outros 50% afirma que o preço é o seu diferencial. E todos os entrevistados afirmam ter como público-alvo estudantes. Os meios de comunicação utilizados pelo entrevistado são:

a) Rádio 50%
b) Cartazes e panfleto 50%

3.1.2. Resultado da pesquisa com estudante
De acordo o com o resultado da pesquisa 73% dos entrevistados não utiliza serviço de lavandaria. Desses 41% não utilizam por acharem destes serviços desnecessário e 34,7% por acharem o preço do serviço da lavandaria elevado. Isso mostra que ainda há um grande mercado a ser explorado pela lavandaria. A pesquisa também revelou que 51% dos entrevistados que não utilizam serviço de lavandaria, passariam a utiliza-lo por falta de tempo e 34,7% se abrisse uma lavandaria com preço mais baixo.

Como é obvio existir uma serie de concorrentes, o serviço que se pretende implementar espera alcançar resultados desejados.
Os serviços personalizados que se pretende prestar terão suporte do motoboys na entrega ao domicílio dos clientes. Uma nova aposta e inovação na prestação de serviço.

Resumo: a empresa de prestação de serviço, desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão económica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global. A inserção da mulher no mercado de trabalho a preocupação da qualidade devida entre outros factores tem aumentado a demanda por serviço. Direccionar a empresa para a satisfação do cliente é entender a qualidade do ponto de vista do cliente. Portanto, devem-se conhecer os valores que contam mais para ele em relação ao produto oferecido. Os valores mais importante para o cliente, aqueles que proporcionam maior satisfação, serão elementos orientadores da estratégia da empresa, tanto para actuar no ambiente externo como para organizar a sua estrutura interna. O negócio a ser empreendido será uma lavandaria, que inicialmente, actuara no seguimento domiciliar com objectivo de popularizar a lavagem de roupas em lavandarias na cidade de Benguela para isso foi feito um estudo do mercado identificando as ameaças e oportunidades e os pontos e fortes na abertura do negocio. O plano de negócio foi desenvolvido para avaliar a evolução do empreendimento ao longo da sua implementação.
Palavras-chave: plano de negócio, análise de mercado, viabilidade de negócio.

Fonte: ALBERTO JUCA, estudante do 4ºAno da Faculdade de Economia e Gestão. Universidade Katiavala Bwila - Benguela

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