terça-feira, 9 de novembro de 2010

A escola tradicional

ESCOLA TRADICIONAL

INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos podemos acompanhar o avanço da educação, isso fica claro quando percebemos a evolução da escola tradicional para a moderna. Antigamente os alunos freqüentavam um ambiente repleto de normas e proibições, onde o respeito ao professor era prioridade em todos os sentidos.

Essa linha de ensino difundiu-se no século 18, a partir do Iluminismo, e tinha por objetivo universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Foi considerada não-crítica e ultrapassada nas décadas de 60 e 70, mas ainda tem prestígio. Seus defensores enfatizam que não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma sólida base de informação. Escolas que seguem esse modelo tendem a ser rígidas em relação à disciplina.

A punição na escola tradicional era algo presente em todos os momentos, isso fazia com que os alunos sentissem medo de cometer algo de errado.

A escola tradicional é uma verdadeira escola de antigamente tal como um colégio católico, com educação rígida bem conceituada.
Nestas escola mesmo todos tendo o direito a ter essa educação que é tão eficiente, existem somente alguns privilegiados, infelizmente não são todos que tem acesso, por serem escolas caras.

As escolas tradicionais adotam um modelo pedagógico mais consolidado e, muitas vezes, trabalham com professores mais experientes. No entanto, podem levar mais tempo para incorporar inovações nos métodos educacionais.

Modelo da Escola Tradicional

Este modelo, inspirado nas organizações militares e fabris, desenvolveu-se ao longo doséculo XIX, e ainda hoje subsiste em muitas organizações escolares, sobretudo ao nível das práticas quotidianas.

1.1.Tipo de Gestão. A importância atribuída à ordem externa e à disciplina normativa são dois aspectos que caracteriza o modelo organizativo desta escola. Possui poucas e claras estruturas organizativas, sendo estas de tipo linear, verticais e normativas. A autoridade não se questiona, nem se discutem as decisões. O protótipo de gestor destas escolas, identifica-se com o burocrata autoritário, cuja principal preocupação é o controlo da aplicação dos programas e ordens emanadas do Estado.

1.2.Relação Professor-Aluno. Trata-se de um modelo que centra as suas preocupações na vontade dos alunos, na memória destes para reter ordens, normas recomendações, mas também na disciplina, obediência e no espírito de trabalho. A instrução tende a ser magistral e a cultura transmite-se compulsivamente. A relação é a de superior-adulto que ensina a inferior-aluno que aprende mediante a instrução, e em clima de forte disciplina, ordem, silêncio, atenção e obediência em relação aos valores vigentes. Os programas são centralizados.

1.3. Curriculum.O saber aparece sob a forma de unidades isoladas de estudo. É um saber enciclopédico que se atomiza segundo as capacidades cognitivas dos alunos, sempre no quadro duma inteligência definida de modo muito limitado. O curriculum está totalmente centralizado, cuja concepção e administração compete à administração central. Os professores tem pouca capacidade de variação dos conteúdos programáticos. O controlo é feito através de exames nacionais, e por um conjunto de provas de selecção entre os diferentes níveis de ensino.

1.4. Processo Didáctico. Preconizam-se os métodos dedutivos de ensino-aprendizagem, o aluno recorre o caminho de aprendizagem do abstrato para o concreto, do geral para o particular, do remoto para o próximo. Ora como nunca há tempo par concluir os programas, o aluno fica sempre numa fase abstrata, sem qualquer ligação com a sua vida, conforme escreve Manuel Alvarez Fernández. A preocupação central do professor concentra-se na memorização e a repetição dos conceitos.

1.5.Materiais Didácticos. O modelo está centrado nos livros de texto repletos de conteúdos informativos e conceptuais, fragmentados de forma a serem mais facilmente memorizados.

1.6. Avaliação dos alunos. controlo da aprendizagem realiza-se unicamente mediante exames, que reflectem a capacidade retentiva e acumuladora dos alunos.


CARATERISTICAS DA ESCOLA TRADICIONAL

ü Método de ensino arcaico, ultrapassado, responsável pelo desinteresse generalizado e evasão escolar.

ü Professores desestimulados por baixos salários;

ü Sistema ineficiente de segurança, colocando em risco a integridade física e moral dos alunos e professores;

ü Falta de investimentos governamentais para modificar este quadro.

Linha tradicional
Essa proposta de ensino privilegia o conteúdo. É centrada na figura do professor, encarregado de transmitir o conhecimento. O aluno é um elemento passivo, que recebe e assimila o que é transmitido.
O seu sistema de avaliação mede a quantidade de informação absorvida. A ênfase está na memorização e na reprodução do conteúdo por meio de exercícios.

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